Núcleo Museológico de Arte Sacra
O Núcleo Museológico de Arte Sacra foi aberto ao público em maio de 1998, na Ermida de Nossa Senhora da Conceição, sita na Travessa do Jardim-de-Infância, em Alcoutim, com a exposição “Um olhar sobre as igrejas de Alcoutim”.
A exposição, “Um olhar sobre as igrejas de Alcoutim”, tem como fio condutor um percurso histórico / expositivo, que se inicia no Manuelino (séc. XVI) e termina no Neoclassicismo (séc. XIX), constituído por painéis com informação alusiva a cada período histórico e as representações gráficas das obras mais importantes. Esta exposição tem como objetivo divulgar, junto da comunidade alcouteneja e dos visitantes / fruidores, o roteiro da arte sacra do concelho, integrando-o no conjunto do seu património cultural e, assim, contribuir para o conhecimento da sua história singular. Ao assumir-se também como veículo de extensão pedagógica junto da população local, nomeadamente a escolar, este núcleo pretende dar a conhecer a história da arte do concelho no contexto da história da arte regional, nacional e europeia.
Por decisão do executivo camarário este núcleo, a 5 de agosto de 2008, foi transferido para a Capela de St.º António, sita na Avenida Duarte Pacheco, em Alcoutim.
A paróquia de Alcoutim, em colaboração com a autarquia, organizou uma mostra de Arte Sacra na Capela de Santo António para celebrar o Jubileu. Esta mostra ficou patente naquele espaço até agosto de 2008, altura em que foi remodelada e anexada à exposição “Um olhar sobre as igrejas de Alcoutim”, que foi transferida e readaptada ao novo espaço.