17 de dezembro de 2022

Lançamento da Rota Literária do Algarve

A “Rota Literária do Algarve” é um dos projetos da região algarvia, aprovados no âmbito do Orçamento Participativo Portugal (OPP 2018), e desenvolvido pela Universidade do Algarve, com a coordenação das professoras Rita Baleiro e Sílvia Quinteiro, docentes da Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESGHT) da UAlg, em estreita colaboração com a Direção Regional de Cultura do Algarve (DRC Algarve).

De acordo com as suas coordenadoras, esta rota propõe-se «criar um novo olhar sobre esta região: um olhar mediado pelos textos literários e com o qual vamos ler o espaço, os monumentos, a história, as lendas, a natureza, os algarvios e as suas práticas ancestrais.»

«O propósito, acima de tudo, é o de valorizar o património algarvio associando o espaço físico aos textos, estabelecendo conexões entre o espaço físico e os textos de autores algarvios. Criar itinerários literários nos 16 concelhos da região, disponibilizá-los em português, inglês, francês e espanhol, de modo a ampliar, diversificar e enriquecer a oferta de experiências culturais no Algarve, para visitantes nacionais e internacionais​ de todas as idades​.»

Segundo a Direção Regional de Cultura do Algarve, esta rota «pretende oferecer um olhar diferenciado sobre a região, já que a grande maioria destes itinerários sugere localidades do interior algarvio, bem como combater a sazonalidade do turismo na região, ao mesmo tempo que promove a literatura portuguesa».

«Estes passeios têm ainda o potencial em contexto escolar, na ocupação dos mais idosos, na formação de guias locais e na promoção dos autores algarvios junto de um público internacional, no âmbito do Turismo Literário», acrescenta.

«A cada itinerário corresponde uma brochura e um percurso sinalizado no terreno, para que o visitante o possa realizar autonomamente. As brochuras oferecem uma narrativa que resulta do encontro dos textos literários com as biografias dos escritores e o território, e é complementada com informação sobre história, demografia, gastronomia, lendas e tradições de cada um destes lugares», diz.

Lançada pela Direção Regional de Cultura do Algarve a 17 de Dezembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, a Rota Literária do Algarve vai futuramente ser apresentada, itinerário a itinerário, em colaboração com os municípios algarvios.

Error: View VIEW_ID may not exist