Coleções
As coleções do Museu Municipal de Alcoutim são representativas da atividade humana no território de Alcoutim e são compostas essencialmente por espólio etnográfico, de ciência, de arte antiga e arqueológico, das mais variadas proveniências.
Atualmente, fazem parte do acervo museológico do Museu Municipal de Alcoutim as seguintes coleções:
O vasto conjunto de artefactos e objetos de cariz etnográfico pertence a diversas coleções. Compostas por peças provenientes de doação de particulares, instituições ou compradas pela autarquia, começou a ser constituído na década de 90 do século XX e abrange; a coleção da Casa do Ferreiro, composta por objetos de uso quotidiano de uma forja e oficina de ferreiro e ferrador; a coleção do Museu do Rio, composta por antigas artes de pesca de uso quotidiano na faina do rio; alfaias agrícolas e de uso doméstico; peças de artesanato, entre outros. Estas coleções evidenciam a história local e a vivência rural das gentes de Alcoutim durante o século XX.
Os artefactos e objetos que fazem parte do espólio do Núcleo Museológico Dr. João Dias pertencem a duas coleções distintas, mas complementares; a coleção da Santa Casa da Misericórdia, constituída basicamente por peças de mobiliário hospitalar, e a coleção da família Dias, constituída basicamente por objetos medicinais e cirúrgicos, fotografias e por uma pequena biblioteca da especialidade. Estas duas coleções compreendem um vasto conjunto de artefactos e objetos que evidenciam a história da assistência médica em Alcoutim e a prática da medicina pelo benemérito Dr. João Dias.
A coleção da escola primária comporta uma variedade de objetos provenientes das antigas escolas primárias do concelho, dos quais se destacam; secretária e cadeira da professora, quadro em ardósia, carteiras, mapas, manuais escolares, objetos de precisão, materiais didáticos para estudo da matemática e das ciências, carimbos, tinteiros e tinta, aparos, bandeiras, fotografias e crucifixo.
Coleção reunida para a exposição comemorativa do quinquagésimo Aniversário da Inauguração dos Serviços de Abastecimento de Água e de Distribuição de Energia Elétrica da Vila de Alcoutim composta por contadores de água, documentos gráficos, mapas, brochuras, cadernetas, livros de registo, notícias, livro de atas, placa inaugural e álbum de fotografias da inauguração destes serviços pelo então Presidente da República, Américo Tomás.
Os artefactos e objetos que fazem parte da coleção de Arte Antiga / Arte Sacra pertencem basicamente ao espólio da Ermida de Nossa Sr.ª da Conceição.
A coleção é constituída por peças de mobiliário litúrgico, paramentos, esculturas, retábulos, azulejos, documentos gráficos, entre outros.
Constituída desde a década de 80 do século XX, integra material arqueológico diverso, proveniente de recolha e de escavações arqueológicas. Desta, destaca-se a coleção de Tabuleiros e pedras de Jogos Islâmicos, pelo seu cariz único, de declarada importância regional, e quiçá nacional, constituída por trinta e nove tabuleiros gravados em lajes de xisto, completos ou fragmentados, de seis tipologias diferentes, Moinho, Galo, Tábula, Soldado (?), Alquerque e Mancala III (?) e 18 pequenas pedras de jogo, provenientes de um único sítio arqueológico, o Castelo Velho de Alcoutim.
Coleção, composta por mobiliário, equipamento de escritório diverso utilizado na Câmara Municipal desde os meados do século XX, assim como por quadros, plantas, diplomas, recordações, troféus, ofertas e outros objetos oferecidos aos sucessivos executivos e presidentes. Destaque para a “Galeria dos Presidentes de Alcoutim” constituída por réplicas de fotografias dos presidentes da câmara desde 1910 até 2001.
A partir da década de 90 do século XX, a Câmara Municipal de Alcoutim começou a promover um programa regular de exposições de arte e fotografia, dando início a uma coleção onde se destacam, as aguarelas e desenhos de Carlos Luz, aguarelas de Fernando Teixeira, gravuras “O meu Álvaro de Campos visita o Algarve”, fotografias de Jean-Marc Godès e uma pintura de Robert Black.