Núcleo Museológico Dr. João Dias

Instalado nas dependências do antigo Hospital da Vila de Alcoutim, o Núcleo Museológico Dr. João Dias foi inaugurado a 13 de setembro de 2013 e tem como base a exposição permanente sobre a vida e obra do insigne médico e cirurgião João Francisco Dias, destinando-se a perpetuar a sua memória e o seu exemplo de grande benemérito.

Este espaço museológico realiza um sonho da comunidade alcouteneja e resulta de uma convergência de vontades: o papel decisivo da Autarquia e da Santa Casa da Misericórdia de Alcoutim, a iniciativa da Associação Alcance, além da disponibilização do espólio por parte da Família do Dr. João Dias.

Neste espaço, poderá ser visualizada uma parte da história de Alcoutim durante a primeira metade do século XX, época em que o Dr. João Dias viveu e praticou a sua atividade médica.

Uma biografia ilustrada com documentos originais e um Documentário com diversos testemunhos ligados ao médico e benemérito (antigos colaboradores, pacientes e familiares) antecedem a sala onde as consultas e as operações decorriam. Por fim, podem observar-se muitos dos instrumentos médico-cirúrgicos e mobiliário, utilizados pelo Dr. João Dias.

JOÃO FRANCISCO DIAS (1898-1955)

Foi uma das figuras mais proeminentes do Nordeste Algarvio na primeira metade do século XX. Iniciou a sua carreira profissional em Alcoutim em 1931. Notabilizou-se rapidamente na atividade médico-cirúrgica, num concelho com uma população extremamente carenciada e longe dos centros médicos onde poderia encontrar qualquer apoio. Conseguiu organizar um pequeno hospital, na Santa Casa da Misericórdia, onde trabalhava dia e noite para minorar o sofrimento dos seus pacientes. A sua fama extravasou os limites locais e regionais. Humano e generoso, o Dr. João Dias fez da sua vida de médico um verdadeiro sacerdócio.